2008-03-29

Naum Gabo (1890-1977), também iluminado



Fiz esta cópia caseira em 1976, depois de ter visto na Fundação Gulbenkian uma exposição de obras deste escultor russo. A cópia tem cerca de 40 cm de altura enquanto a escultura original, a Construção Linear nº 2, feita em 1970-71, tem 115 cm. Mesmo assim precisei de 100 m de fio de pesca! Uma foto do original pode ser vista aqui.





P.S. Em Dez/2008 fiz um post com detalhes construtivos desta cópia caseira e em Abr/2015 revisitei a construção noutro post, porque tive que colocar novo fio.

6 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro, gostei muito do conteudo do seu blog. Gostaria de pedir um favor, se possivel, me envie umas dicas de como vc construiu a réplica da escultura do naum gabo, principal/te como prendeu a lina
Abç
p.tarso@ajato.com.br

jj.amarante disse...

Paulo, ainda bem que gostou. As duas peças de plástico onde a linha se apoia têm que ter uma forma (cortei-as juntas uma à outra) o mais idêntica possível, caso contrário a linha é desviada pela parte já instalada, não conseguindo um traçado recto.
Nos topos das placas que suportam a linha fiz entalhes com uma profundidade aproximadamente igual ao diâmetro da linha. Ao instalalar a linha fui colocando fita cola em cada entalhe, para segurar provisoriamente a linha, que retirei só no fim. A parte mais difícil é a segunda, quando metade da linha já está instalada e a linha restante tem que passar por entre fios já instalados.

bella disse...

adorei a obra sou apenas uma estudante fiquei inpressionada mais é que estou fazendo um trabalho sobre As obras de Naum Gabo poderia me ajudar dizendo talvez oque ele expressa nesta obra é que não entendi muito bem obrigado

jj.amarante disse...

bella, acho que não expresssa nada. Esta escultura é um conjunto de grande beleza de superfícies regradas (compostas por rectas).

Coletivo2 - atividades culturais disse...

muito bom!

Bete disse...

Caro Amarante
Procurando por obras de Naum Gabo, para um trabalho na Faculdade de Artes que frequento, vim dar aqui em seu blog e queria parabeniza-lo pelo excelente trabalho na tal escultura, e pela alta qualidade de seus posts.
Bete