2008-05-31

Salvando Ícaro

Agora que entrámos na terra dos sonhos é com prazer que mostro esta imagem que me tocou logo quando a vi pela primeira vez no post do Lutz em 21.04.2008 no Quase em Português.

Achei comovente e original a ideia de alguém se lembrar de salvar o Ícaro da queda quando as suas asas de cera derreteram por voar tão alto e tão próximo do Sol.

Antigamente eu achava as histórias um bocado tristes porque parecia necessário que o herói morresse sempre no fim. Explicaram-me que era uma "necessidade narrativa" uma forma de tornar a história "perfeita" pois já não havia mais nada por contar.

No entanto, já no final do século XIX, esta técnica de matar o herói começara a revelar as suas fraquezas, quando Conan Doyle "matou" o Sherlock Homes de farto que estava do personagem e depois teve que o "ressuscitar" face à indignação dos leitores. Não sei se foi aí que se inventou a sequela literária mas parece-me ter sido aí a primeira vez que a opinião dos leitores influiu de forma tão directa na feitura da obra.

Aqui é diferente, trata-se dum mito e gosto desta versão em que afinal o Ícaro é salvo na sua queda por uma mulher com super-poderes! Além de gostar da ideia do salvamento gosto também muito da forma como é visualmente exposta pela pintora.

A Cynthia Breusch nasceu em Brisbane na Austrália, começou como "graphic designer" e dedica-se inteiramente à pintura desde 1991, segundo diz nas Galerias Schubert.

Sem comentários: