2014-03-13

De olho nas aves


A propósito de como é bom voar, “De olho nas aves” é o nome dum simpático programa da SPEA, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

Em princípio uma vez por mês esta sociedade monta um estaminé à beira Tejo:
«
Local: Skate Park - Terreiro do Radicais no Parque Tejo (próximo do pilar da ponte Vasco da Gama). Coordenadas: 38.787263° (Latitude) | -9.091229°(Longitude)
»
e ficam lá das 10:00 às 13:00, ajudando quem apareça a conhecer melhor as numerosas espécies de aves que se podem observar no local. A próxima actividade deste tipo é já no próximo domingo, dia 16/Março/2014.

Os ingleses chamam as estas pessoas os “bird watchers”, procurei agora no google a tradução de inglês para português e deu-me “ornitófilo”, certamente do grego, tem o “filo” no final que significa amigo, “ornito” deve certamente ter a ver com aves. “Ornitologista” é um estudioso de aves que em inglês se traduz por “ornithologist”. Este pequeno parágrafo leva-me a concluir que os ingleses têm mais “bird watchers do que os portugueses têm ornitófilos, caso contrário teríamos um nome mais comum como, por exemplo, observador de aves.

No dia 16/Fev/2014, em que se realizou uma actividade deste tipo no mesmo local, tive oportunidade de ver exemplares da Garça real, Colhereiro, Alfaiate, Corvo-marinho, Maçarico-Real, Marrequinha, Maçarico das Rochas, Pato-Real, Guincho e Garça-Branca Pequena.

Na lista ao lado, que fotografei na altura,  ainda referem o Peneireiro-Comum que não vi embora me dissessem qual o local do pilar da ponte Vasco da Gama onde costuma pousar, e vi certamente melros e pardais no caminho pelos jardins à beira-rio até ao local de observação. Não acredito que não se tenham visto gaivotas, talvez não mencionadas por estarem omnipresentes nas margens do Tejo.

Naquele dia não levava máquina com teleobjectiva, mas no dia em que fui à procura dos corvos-marinhos tive a oportunidade de fotografar estas aves que se chamam alfaiates







Ao observar o maçarico real, que dá ares às Ibis, percebi finalmente parte da lenga-lenga que tinha ouvido muitas vezes: “Pico-pico, Maçarico, quem te deu tamanho bico?”. O bico do maçarico é realmente grande. Constatei quase unanimidade na pergunta sobre quem teria dado um bico tão grande ao maçarico, já na resposta as opiniões eram muito variadas.

De vez em quando faço posts sobre aves. Um apanhado rápido deste tema neste blogue pode ser acedido usando esta ligação.

2 comentários:

jose reyes disse...

Maçarico ou serrubico? No meu tempo de menino dizia-se esta lengalenga a brincar ao esconde-esconde:

Serrubico, bico, bico,
quem te deu tamanho bico?
Foi a velha chocalheira
que anda à volta da ribeira
aos ovinhosde perdiz
prò menino do juiz
que tem moncos no nariz.
Os cavalos a correr
e as meninas a aprender.
Qual seráa mais bonita
que se vai esconder?

jose reyes disse...

O comentário anterior contém alguns erros. A lengalenga era assim:

Serrubico, bico, bico,
quem te deu tamanho bico?
Foi a velha chocalheira
que anda à volta da ribeira
aos ovinhos de perdiz
pró menino do juiz
que está preso plo nariz.
Os cavalos a correr
e as meninas a aprender.
Qual será a mais bonita
que se vai esconder?