2014-06-15

Adeptos de futebol


Não sou adepto de futebol, conforme disse aqui citando um texto do Umberto Eco, mas hoje ao passar pelo site da BBC, fui surpreendido por esta imagem de espectadores da final do campeonato do mundo de 1950, realizado no Brasil, em que este perdeu para o Uruguai por 1 a 0.



O tempo vai passando e uma pessoa esquece-se de como as coisas eram. Neste caso não consegui ver uma única mulher na foto, ir ao estádio de futebol ver um jogo era uma actividade reservada exclusivamente aos homens, assim como ir ao café à noite, etc. Não se vêem cabelos compridos e os bigodes eram mais frequentes.

O outro pormenor são os dois homens engravatados que aparecem em primeiro plano. São uma minoria mas há muitos que têm casaco. Houve um tempo em que os homens da classe média andavam sempre engravatados, durante a semana com fato completo eventualmente incluindo colete, ao fim-de-semana com o que então se chamava um "fim-de-semana" em que o casaco podia ser de "fantasia", com uns padrões menos mortiços do que nos dias de trabalho.

Depois fui à procura de uma foto do campeonato mundial em curso, encontrei esta (enfim, o Google encontrou-a por mim), num jornal do Canadá.




As mulheres são agora uma pequena minoria mas já existem. E não se vêem gravatas.

Sem comentários: