2014-08-15

Alcantarilha


Tendo passado sempre parte ou a totalidade das férias de Verão no Algarve é natural o reconhecimento de características da paisagem, designadamente da paisagem, mais ou menos urbana, à beira de estradas por onde se passou muitas vezes, como a durante muito tempo inescapável N125.

Ao passar por Alcantarilha via com agrado esta casa, que avistei recentememnte mais uma vez, quando ia, por assim dizer "à bolina", pois dirigia-me de Sotavento (para onde sopra o vento) para Barlavento (de onde sopra o vento).




A casa é representativa de um estilo muito comum no Algarve, onde já foi dominante, estando naturalmente a perder terreno para a quantidade imensa de construção nova.

Agrada-me ver casas bem conservadas, há uns tempos constatei que a minha má vontade em relação a casas antigas se devia mais à falta de conservação do que à idade da casa.

Poucos kilómetros à frente parei numa casa em Porches onde vendem cerâmica, também do lado esquerdo da estrada para quem vai em direcção a Sagres, e reparei na janela



que me pareceu parecida à da casa de Alcantarilha que acabara de fotografar.

É fácil verificar uma impressão que se tem quando se dispõe duma foto, mostro a seguir uma janela da casa de Alcantarilha


Trata-se de artesanato feito em pequenas séries, gosto do ritmo dos pequenos vidros, mais animado do que a disposição matricial de vidros todos iguais.



Sem comentários: