2014-08-02

Depois dos móveis, os ornamentos


Depois da montagem dos móveis referida no post anterior veio a procura dos ornamentos (tradução do Google para bibelot).

Fomos  a Porches, lugar do concelho de lagoa no Algarve, onde há mais de 30 anos uns irlandeses se dedicam a fazer cerâmica tipicamente portuguesa. Fecham aos domingos pelo que fomos a outra casa onde encontrámos estas tacinhas de cerâmica, com cerca de 5 cm de diâmetro que nos disseram serem feitas em Elvas.




Gostei do uso do mesmo motivo, com transformações geométricas simples, para o adaptar da forma circular para o quadrado. No caso acima há um sector circular que é deformado para preencher o quadrado da diagonal castanha para cada um dos vértices opostos a essa diagonal. Existe uma quase simetria em relação à diagonal castanha.

No par de tacinhas seguinte, o sector circular é ampliado ficando o centro do círculo num vértice do quadrado e o círculo exterior passando pelo vértice oposto.




Quem nos vendeu as tacinhas disse-nos que os desenhos se inspiravam nos que eram usados pelos decoradores de mãos e de outras partes do corpo com o uso de hena, uma prática comum em muitos países, do Norte de África até ao extremo Oriente.

Não sei se foram uma fonte directa de inspiração, mas reconheço algumas semelhanças aqui.

Neste sítio da Wikipédia sobre a hena tem um filme muito interessante de pouco mais de 2 minutos, mostrando a execução da pintura de uma mão com pasta de hena. No mesmo artigo têm avisos de csutela no uso da hena, por causa de eventuais alergias.

Sem comentários: