2015-05-15

Klimt



Tenho mostrado poucas obras deste pintor austríaco que muito aprecio.

Depois de dizer em post anterior que não era natural ter árvores solitárias mostro este bosque de bétulas, com cores outonais para variar da actual Primavera



Há uns tempos recebi num e-mail a imagem da esquerda que não conhecia



O uso frequente de dourado por Klimt coloca problemas delicados na reprodução das pinturas, pois o dourado reflecte intensamente a luz, sendo mais afectado pela cor da luz incidente.

Andei à procura de reproduções desta obra pela net e tive dificuldades, aqui encontrei esta versão do lado direito que me parece mais próxima do original, mas que sofreu uns cortes. Na realidade a da esquerda parece-me agora uma cópia tomando muitas liberdades do original. Chama-se “Serpentes Aquáticas I”.

Gostei deste detalhe que mostro a seguir e que me parece ainda mais próximo do original




Há algo que me escapa nas reproduções digitais dos quadros do Klimt.


 




Tenho referido que a reprodução exacta das cores de um quadro é uma tarefa nada trivial.



No entanto o tipo de variação de que são exemplo as duas reproduções acima faz-me pensar na existência de mais do que um “original” da mesma obra, no limite o próprio Klimt poderá ter feito várias versões de um mesmo quadro.



Neste caso a que me parece mais fiel é a que mostro ao lado, que encontrei na Wikipedia desta vez foi um pouco mais difícil, diz que está no palácio Belvedere em Viena e que foi feita entre 1904 e 1907.



Acabo de descobri num livro da Taschen – Público (jornal) as Serpentes Aquáticas I muito parecidas precisamente a esta imagem da Wikipédia:

































De 1904 a 1907, Klimt produziu ainda “Serpentes Aquáticas II” outro quadro lindíssimo que mais uma vez nos dá a ver imagens que parecem tiradas de um sonho (para não dizer "oníricas")



Além dos quadros, Klimt deixou numerosos esboços, alguns deles preparando quadros futuros, outros como fim em si próprios. As mulheres predominam como motivos, quer nos quadros quer nos esboços.

Neste site tem numerosas obras de Klimt, incluindo muitos esboços mais ou menos eróticos de que seleccionei este, talvez precursor de sereias.




Sem comentários: