2015-08-04

Folhas verdes, Daltonismo e a Natureza Humana


Ontem ao almoço gostei muito de ver estes vários tons de verde (alguns a fugir para o amarelo) dumas árvores que têm demorado muito tempo a dar sombra que se veja na Av. Tomás Cabreira na Praia da Rocha.




Tenho um fraquinho por folhas de plantas iluminadas à contra-luz pelo sol mas um dia destes, ao ver imagens dum livro sobre o Jardim da Gulbenkian, constatei que não estou sózinho nesta minha preferência.

Não consegui regular bem o telemóvel que não conseguiu focar bem tanta folha, faz de conta que é uma imagem género quadro impressionista.

E achei que os hibiscos vermelhos que se vêem ao fundo contribuíam para o tom alegre da imagem.

Já tinha decidido publicá-la quando um meu amigo, que tem uma percepção das cores que difere em alguns aspectos da percepção mais comum entre os seres humanos, me enviou uma ligação para este vídeo sobre daltonismo e sobre uns óculos (Enchroma) que alegadamente permitem ultrapassar algumas situações




e fiquei a pensar que muitas vezes não reparamos na riqueza das percepções que estão ao nosso dispor.

Depois ainda vi mais este sobre as nossas percepções, apresentando problemas clássicos da filosofia




e concluindo que uma característica importante dos seres humanos é acreditar que os outros seres humanos podem saber coisas que o próprio não sabe e que vale a pena fazer-lhes perguntas!

Até agora não encontraram esta característica nos outros animais

Sem comentários: