2015-10-04

Meditar




Há quase um ano passei em Bruxelas por uma galeria de arte (Alfican), na Place du Grand Sablon, onde decorria a exposição de Halil Faïk anunciada no catálogo que mostro aqui ao lado.

O artista nasceu na Bélgica de pai turco e mãe belga, optou pela nacionalidade belga, licenciou-se em Filosofia, ensinou História da Arte e começou a dedicar-se à pintura e escultura como hobby, informações que reproduzo do seu site.



Eu falo de vez em quando no Nirvana que, tanto quanto entendo corresponde à ausência de desejo, o que me parece pouco entusiasmante se bem que confortável, ao impedir a frustração dos desejos não realizados.

Para atingir o Nirvana uma das vias será através da meditação, em que aparentemente se tenta esvaziar a mente de pensamentos. Parece-me um programa monótono e que tão pouco me entusiasma.



Talvez com o avançar da idade se torne um programa mais atractivo e por isso me pareceu um pouco forçada a juventude da modelo desta estátua.



Fiquei mesmo a pensar que era pouco comum ver mulheres em meditação e ao tentar no Google (meditation statues and sculptures) a esmagadora maioria das imagens que apareceram eram do Buda. Houve porém esta excepção



de uma mulher fazendo meditação mas com roupas ocidentais e um ar moderno, não se tratando portanto de uma representação clássica. Pareceu-me assim que o escultor queria representar uma mulher nua e, na procura de uma posição original, lembrou-se da posição de lótus.

Na exposição havia ainda esta capa de livro


e entre outras este bronze que mostro de frente



e de perfil





Sem comentários: