2015-12-30

Marlis Hoops


Redescobri na arrecadação uns mini-puzzles que foram usados pelos filhos quando pequenos e agora pelos netos.

Tratam-se de puzzles de 48 (8 x 6) peças feitos pela HEYE, uma companhia alemã, que continua a fazer puzzles.

As imagens minhas preferidas destes mini-puzzles de que mostro uma caixa



foram feitas por uma artista chamada Marlis Hoops, talvez uma berlinense. Tive dificuldade em encontrar informação sobre ela na internet, as 3 figuras que mostro a seguir têm datas de 1977-1978.

Supondo que no mínimo teria 22 anos em 1977, teria agora no mínimo 60 anos. Talvez já não esteja viva.

Coloquei a imagem seguinte no Google Imagens



e embora me tenham aparecido várias imagens de felinos, não apareceu nenhuma pintura da  Marlis Hoops, foi preciso colocar o nome para finalmente me aparecer esta pequena referência. Mostro a seguir a mesma imagem mas feita a partir das peças do puzzle.




Depois constatei que existem muitas referências em alemão à artista mas fiquei a pensar que o Google "procura melhor" os textos escritos em inglês.

Mostro agora a imagem de outra caixa, também com gatos



referindo que, dada a minha distância da sociedade alemã, julguei ao princípio que o nome "Marlis" seria de um homem. Depois experimentei no Google "Marlis" e só me apareceram fotografias de mulheres.

Mostro a seguir o puzzle dessa caixa



e finalizo com imagens de um pato, também da mesma pintora de arte naïf



em que se nota bastante variação nas cores, as caixas foram obtidas usando um scanner enquanto os puzzles concluídos foram fotografados




Antes de terminar gostava de mostrar ainda outra imagem que, ao contrário das anteriores, é imediatamente reconhecida pelo Google Imagens:



Trata-se de uma obra contemporânea que foi transaccionada por dezenas de milhões de dólares. Na referência qua a wikipédia faz a esta obra, a primeira característica mencionada é precisamente o valor pelo qual a obra foi transaccionada. Um dia destes o seu possuidor talvez tenha que registar imparidades significativas. Não consigo resistir a dizer que o rei vai nu.

Boa passagem de ano para os leitores deste blogue e que o ano de 2016 traga boas novidades para todos.


1 comentário:

Majo disse...

~~~
~ Agradeço e retribuo os seus (discretos) votos, JJAmarante.~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~