2016-02-01

O filme “Faraó” de Jerzy Kawalerowicz


Há muitos anos, penso que no Cineclube Universitário, que passava uns filmes normalmente deprimentes e chatos nos anos 60 do passado século, vi um filme sobre um Faraó do antigo Egipto que me agradou.

Tratava da luta pelo poder entre um jovem faraó e a classe dos sacerdotes.

Quando começaram a aparecer os DVDs, por qualquer motivo (talvez por existirem muitos posts neste blogue que aparecem quando se procura Egipto)  lembrei-me do filme e andei à procura dele na internet. Sobre o filme falam bem na Wikipedia, de onde tirei a imagem seguinte


e noutros sítios como o IMDB (http://www.imdb.com/title/tt0060401/). Foi realizado por  Jerzy Kawalerowicz em 1966 e chegou a ter uma nomeação para Óscar. Como o filme é falado em polaco tive receio de adquirir um DVD, sem ter a certeza de quais as legendas disponíveis, e acabei por escrever o nome do filme num papelinho que juntei a outros com variadas tarefas pendentes.

Em meados de Janeiro passei pelo papelinho, vi na internet que existia um DVD com uma versão de 184 minutos mas com imagem de má qualidade e outra versão de 145 minutos que era classificada como abreviada de forma inadmíssível. Entretanto descobri que existia uma versão disponível no Youtube, que pode ser acedida através da imagem que segue





com 145 minutos de duração e com a qual, não sabendo eu se há várias dezenas de anos vi esta ou a mais comprida, fiquei de qualquer forma muito satisfeito.

De tal forma que fiz o download do filme a partir do Youtube, a versão com definição de 854 x 480 pixels ocupa-me cerca de 600Mbytes no disco do PC. Por motivos não completamente claros lembrei-me de traduzir as legendas em inglês para português.

Quem estiver interessado nos ficheiros de legendas poderá encontrá-los aqui 

Para carregar directamente as legendas em português:
- PHARAOH - Jerzy Kawalerowicz (145min).srt
ou em inglês:
- PHARAOH - Jerzy Kawalerowicz (145min)_EN.srt

basta carregar o ficheiro .srt para a mesma pasta onde se colocou o ficheiro .mp4 resultante da transferência do Youtube para o PC. O ficheiro .mp4 e o .srt têm que estar na mesma pasta e ter o mesmo nome. Estes ficheiros. srt têm apenas caracteres ASCII, podem ser vistos com o Notepad e a estrutura do conteúdo é óbvia.

Para ver o filme com legendas usei o Media Player Classic mas existem muitos programas gratuitos disponíveis na internet para esse efeito.

Sem comentários: