2016-03-29

Cultura – Tudo o que é preciso saber


O jornal Expresso tem de há uns tempos a esta parte distribuído, sem custo adicional para o comprador, séries de pequenos livros, apelando à costela coleccionadora dos leitores para evitar quebras de venda.

Embora não goste destas técnicas de venda, em que nos impingem um artigo que não procuramos quando adquirimos o produto que decidimos comprar, admito que de longe em longe poderá trazer algum benefício para o comprador.

Foi o caso da série recentemente publicada em que dividiram em 6 pequenos volumes publicados semanalmente o livro de Dietrich Schwanitz (1940-2004) intitulado “Cultura – Tudo o que é preciso saber”.

O livro foi publicado em Portugal em 2004. Trata-se de uma síntese notável e bem humorada de uma série impressionante de temas da cultura Europeia, começando pela História Europeia, seguindo pela Literatura , História da Arte, da Música, de Filosofias, Ideologias, Teorias e Representações Científicas do Mundo. Fala ainda da Linguagem, do Mundo do Livro e da Escrita, da Inteligência , Talento e Criatividade, do que Não convém saber e do Saber reflexivo.

Um título destes, para ser levado a sério, tem que ser considerado irónico, trata-se duma missão essencialmente impossível. Mas no fim da leitura que se faz com muito agrado, constata-se que o autor alemão, professor de Filologia inglesa em Hamburgo, além da revisão das matérias que muitos terão indo absorvendo ao longo da vida, nos dá uma panorâmica muito interessante dos temas que aborda, fazendo além disso uma síntese notável entre a exactidão alemã e o sentido de humor inglês, qualidades muito difíceis de encontrar numa mesma pessoa.

Recomendo a leitura e mostro as 6 capas dos livrinhos do Expresso, também muito bem escolhidas:






Sem comentários: