2016-04-21

A florzinha amarela de 5 pétalas (continuação e fim)


Colhida que foi uma florzinha como a referida no post anterior, desta vez com o número correcto de pétalas (e com as pétalas separadas), fui buscar uma jarrinha de tamanho adequado para uma flor campestre com uma corola de pouco mais do que 1 cm de diâmetro.

Coloquei uma cartolina preta em cima de uma mesa, para evitar distracções, e gostei do mini-ikebana obtido, com a maior parte das cores da nossa bandeira nacional:



Neste caso usei a posição P da máquina fotográfica Olympus E-450, em que ela escolheu a abertura (f/5.1), velocidade (1/20seg.) e sensibilidade da "película" (ISO-400), além de estar em modo de focagem automática. A minha escolha foi apenas a distância focal que foi 31mm numa objectiva zoom que vai de 14 a 42mm sendo equivalente numa máquina de 35mm ao dobro, i.e.a 62mm.

Neste caso o leitor razoavelmente atento notará que quer a jarrinha quer a florinha estão desfocadas, só as folhas ficaram focadas. Além disso pareceu-me haver muita luz e mudei de P para M (de Program para Manual). A nova abertura foi f/5.6, velocidade 1/40s, ISO-100, dist.focal 42 (equiv. 84mm) e penso que fechei um bocado a janela para vir menos luz pois o relexo da luz da janela na jarra estava a ficar excessivo. Na foto da esquerda a flor ficou desfocada, só na da direita consegui focar a flor.



Nalgumas fotos fiz a focagem manual e noutras automática mas não consegui registar tudo, uma vez que também coloquei a máquina num tripé para algumas das fotos, pois receara que a falta de focagem fosse na realidade falta de estabilidade da máquina, que não tem estabilizador de imagem.

Mesmo com a imagem da direita focada, ao usar a totalidade dos pixels da imagem obtive uma flor que continua imperfeitamente focada, como se vê a seguir



Entretanto fiz mais uma tentativa com prioridade à abertura (f/5.6) tendo dado uma velocidade de 1/15s, ISO-400 e uma "Exposure bias" (compensação/correcção de exposição?) de -1.3.

Mostro o resultado da foto inteira e do seu detalhe da flor, que parece um pouco mais focada do que no caso anterior



E para finalizar, considerando que se eu já estou um bocado farto deste post os leitores já não devem ter chegado até aqui, mostro uma última tentativa com f/5, 1/40s, 24mm (50 equivalente), ISO-100, programa Manual, sem correcção de exposição:




Sem comentários: