2016-04-26

A minha experiência com Lego


Como disse há pouco tenho andado a reconstruir conjuntos de Lego e fui à procura de informação na internet sobre este fabricante de brinquedos.

Neste caso a informação em português sobre a História do LEGO é bastante completa embora, como frequentemente, tenha sido preenchida sobretudo por gente do Brasil, com referências ao que se passou naquele país. A versão inglesa também é interessante.

Existe actualmente uma narrativa que esta vai ser a primeira geração a viver pior do que os seus pais. Penso tratar-se de uma figura de retórica para fazer um corte nas pensões. Tenho constatado que as condições materiais da vida dos meus filhos foram em variados aspectos melhores do que as minhas e as dos meus netos encaminham-se na mesma direcção. Claro que descrever a evolução do nível de vida de uma população sempre foi difícil, designadamente porque o custo relativo dos diversos produtos se altera imenso com o correr do tempo e é difícil encontrar um cabaz de compras invariante ao longo de períodos de tempo longos.

Neste caso específico do Lego, o único conjunto que me ofereceram foi esta casinha quando ainda vivia no Porto, de que dou várias perspectivas:


Como mudei para Lisboa em Outubro de 1959 a construção ter-me-à sido provavelmente oferecida em 1958, ano em que fiz 9 anos.Não garanto que não se tenham perdido algumas peças, lembro-me da exiguidade das placas de base e de topo e do conjunto de 3 peças redondas azuis que possibilitavam a existência de uma coluna a criar um alpendre. Tenho uma vaga memória que a casa teria uma porta e duas janelas e julgo que a mais pequena tinha aquela dimensão, mas não garanto pois como se vê na imagem seguinte



os pinos no topo da janela de 4 têm uma definição muito mais exacta do que os pinos no topo da janela de 6 e do que os 2 pinos no topo da porta, não fazendo portanto parte do conjunto original de 1958.

Constatei na Wikipédia que não fui o único a reparar que as peças se soltavam com facilidade umas das outras, como se constata nesta citação “Embora tivessem imenso potencial, os "tijolos" ainda apresentavam alguns problemas do ponto de vista técnico: a sua capacidade de se "prender" era limitada...” e ainda “Foi apenas em 1958 que o design do "tijolo" clássico foi desenvolvido: os blocos foram melhorados com tubos vazados em seu interior.” , tendo este último melhoramento sido patenteado em 28/Jan/1958.

Mostro a seguir as peças de 1958 da casinha acima



e as peças posteriores com o mesmo formato



sendo visíveis o tubo no bloco de 2x2 pinos e os espigões internos nas peças de 6x1 e 2x1.

Existiu um pequeno período intermédio em que apenas as peças com 2 pinos por 2 (ou mais pinos) tinham direito a este reforço interior, continuando a existir peças de 2x1 sem o espigão interior para reforçar a sua ligação.

Li na internet que os brinquedos de plástico tiveram de início dificuldade em entrar no mercado, os clientes preferiam os de madeira ou metálicos. No género de brinquedo construtivo o mais popular era o Meccano, um sistema com peças metálicas normalizadas que se uniam com porcas e parafusos e que dava para construir, entre outras coisas, automóveis, camiões e máquinas em geral, designadamente guindastes. No meu caso só voltei a comprar Lego para os meus filhos.

Continuando a citar a Wikipédia, “A partir de 1963, a matéria-prima usada na fabricação dos blocos LEGO, o acetato de celulose, foi substituído pelo acrilonitrilo-butadieno-estireno (ABS(https://pt.wikipedia.org/wiki/ABS_(pl%C3%A1stico) )), um plástico mais estável, ... As vantagens do ABS eram consideráveis: não era tóxico, era menos sujeito a descoloração e deformação, e mais resistente ao calor, ácidos, sais e outros produtos compostos químicos que o seu antecessor. Peças LEGO fabricadas em 1963 ainda mantém as suas formas e cores, conservando a sua capacidade de encaixe com as últimas peças fabricadas, quarenta anos depois.”.

A minha experiência com peças ABS não chega a estes quarenta anos mas tenho peças com 25 anos que encaixam perfeitamente com as peças actuais dos meus netos. Na versão brasileira dizem que usaram ABS até 2004 enquanto na inglesa dizem que ainda usam ABS mas iniciaram uma investigação financiada com milhões de euros para deixarem de usar derivados de petróleo.

Em tempos deram-me umas peças muito antigas, que nunca cheguei a usar frequentemente, e que suponho serem feitas com o acetato de celulose acima referido.

Nas imagens seguintes pode-se comparar o aspecto de um telhado antigo do Lego, feito com blocos como uma  pirâmide em degraus (pois não existiam peças inclinadas), em que na primeira os blocos são de acetato e na segunda de ABS.


Nos anos em que comprei Lego para os meus filhos, que foram desde finais dos anos 70 até finais dos anos 80 não havia Internet, nem Google nem vendas online. Peças que se perdessem eram muito difíceis de substituir.

As construções Lego eram apreciadas pelos pedagogos dada a ausência de armas e o seu apelo à criatividade dos jovens, melhor do que o modelismo que se limitava a imitar em escala reduzida o mundo dos adultos.

Com o passar do tempo foram sendo introduzidas figuras humanas que começaram a aparecer pouco depois de eu começar a comprar Lego para os meus filhos. Apareceu o conceito de Legoland, um conjunto de construções para simular uma pequena cidade, em que além de vários tipos de casas existiam os Bombeiros, a Esquadra da Polícia, o Aeroporto com aviões, grande variedade de camiões e de automóveis e muitos helicópteros e ambulâncias, embora curiosamente não me lembre da existência de hospitais., A partir de 1979 (segundo o que li na net) apareceu também uma linha de exploração espacial com umas naves que pareciam armadas com raios laser. Existia uma linha com castelos, armaduras, espadas e lanças mas era tudo de um passado distante.

Fui observando que em cada conjunto apareciam sempre novas peças únicas ganhando o sistema em realismo enquanto ia perdendo em normalização.

Agora que a Lego disponibiliza venda online de peças variadas constatei que as cerca de 1400 peças diferentes disponíveis (em que duas peças com a mesma forma e de cores diferentes contam como duas peças diferentes) estão longe de contemplar toda a variedade de peças que a Lego foi produzindo ao longo deste tempo todo, limitando-se às mais comuns e/ou as mais recentes. Tenciono comprar online algumas peças perdidas directamente à Lego, penso que não terei necessidade de comprar peças no mercado da segunda mão.

A Lego passou por um período difícil entre 1992 e 2004, provavelmente devido ao aparecimento dos jogos de computador, mas conseguiu sobreviver e regressar à normalidade se bem que introduzindo elementos bélicos da Guerra das Estrelas, Ninjas e mais alguns elementos de violência armada.

A introdução de instruções de montagem, elemento que não existia no primórdios da marca, pode afectar a criatividade de quem brinca pois passa a ser possível o utilizador limitar-se a seguir as instruções de montagem: Mas pode-se dizer que nada o impede de no fim desmanchar tudo e fazer uma peça bastante diferente, com ideias que lhe foram surgindo durante a construção.

De qualquer forma tenho gasto bastante tempo a reconstruir cada elemento porque quando desfiz todas as construções existentes não foi possível separar as peças para as caixas iniciais correspondentes e seguir as instruções tem-se revelado uma actividade agradável e não stressante.

Acho que quando tiver tudo reconstruído irei desfazer tudo outra vez, à semelhança de um puzzle mas desta vez respeitando as divisões por caixa para simplificar a reconstrução e/ou fazer variantes das sugestões dos planos de construção.

Sem comentários: