2016-04-01

Erodium moschatum


Neste post recente deste blogue sobre a Primavera (http://imagenscomtexto.blogspot.pt/2016/03/primavera-de-2016.html ), dei conta de uma planta que está a ter um grande sucesso nos prados dos Olivais Sul e que o Paulo Araújo me informou chamar-se Erodium moschatum.

Admirado com o filminho citado no Dias com Árvores e que refiro a seguir


retirei um conjunto de frutos da planta, em forma de agulhas, fotografei-o e coloquei a foto no post que refiro e agora também aqui:



Entretanto peguei em 4 das “agulhas” e coloquei-as sobre um algodão húmido, como fazia às vezes com feijões ou outras sementes para as ver germinar. Isto foi no dia 24/Mar/2016 e passaram-se 7 dias sem acontecer nada, pensei que os frutos teriam sido colhidos ainda não maduros.

As agulhas começaram a ficar mais escuras e ontem, dia 31/Mar/2016, quando olhei para o algodão verifiquei que afinal as sementes já se tinham libertado do(s) invólucro(s) que as protegiam e apresentavam a helicóide que aparece no filme  do YouTube que acabo de referir!

O aspecto do algodão era este que mostro a seguir



onde se constata que das 4 agulhas saíram 9 sementes com uma cauda helicoidal. Num detalhe da foto que acabo de mostrar vê-se uma das sementes a destacar-se da agulha que a continha





Hoje voltei a fotografar o algodão e contei 13 sementes:




Sem comentários: