2016-06-09

Kilim e outros padrões



Gostei deste tapete do tipo Kilim, de Gashgai ou Qashqai, segundo diz a wikipédia trata-se de população de etnia turca que vive no Irão e que era nómada até há pouco tempo.



Embora o tapete tenha repetições que criam um ritmo confortável, quando pensamos que conseguimos prever o elemento seguinte o artesão parece que tem um vaipe e introduz uma variação.

Estas variações das grafias das regiões, como esta referida na wikipédia "Qashqai (pronounced [qaʃqaːʔiː]; also spelled Qeshqayı, Ghashghai, Ghashghay, Gashgai, Gashgay, Kashkai, Qashqay, Qashqa'i and Qashqai: قشقایی) " são fonte de confusão que vai ficando mais irritante à medida que se torna mais fácil indagar na internet sobre um tema. Por exemplo na Índia a grafia das cidades tem variações muito importantes. Em Português também vai ser cada vez mais assim, com este acordo ortográfico que em vez de uniformizar introduziu maior variedade na grafia. Por enquanto os nomes das localidades ainda não foram atingidos mas devem ser as próximas vítimas da diversificação da grafia.

Coloquei a imagem acima no Google Imagens e embora não tenham localizado este padrão, forneceram imagens muito interessantes, todas elas com ritmos visuais, muitas delas não sendo de kilims: