2016-06-15

Prados dos Olivais (6)



Desde que estou reformado quase todos os dias dou um pequeno passeio a pé pelo bairro dos Olivais, repetindo habitualmente o mesmo percurso. Como os prédios das ruas mudam pouco, a minha atenção acaba por se debruçar principalmente sobre as plantas que abundam no bairro e que nesta fase da Primavera exibem flores de variadas cores e feitios.

Em tempos referi que gostaria de conhecer os nomes das plantas que nos rodeiam, aliás a procura “nomes de plantas” é uma das buscas que traz mais visitantes a este blogue, mas constatei rapidamente que precisaria de uma formação demorada em Botânica antes de ficar capaz de identificar mesmo que fosse um pequeno subconjunto da grande variedade existente, contentando-me em ir mostrando imagens que tento não repetir e colocando de longe em longe uma pergunta aos autores do sítio Dias com árvores.

Desta vez mostro duas pequenas flores, a maior com um diâmetro duns 3 cm com 3 cores, no centro amarelo, depois branco e a seguir roxo na periferia



que no meu percurso apareceram apenas neste sítio onde estiveram durante bastantes dias. É engraçado como uma pessoa se vai adaptando ao ambiente que a rodeia, neste caso por vezes ao aproximar-me do local interrogava-me se estas duas pequenas flores ainda estariam no seu sítio, mostro em baixo uma ampliação da foto anterior



A seguir, tendo os prados como fundo, mostro um ramo florido de uma árvore comum nos Olivais, com umas folhas parecidas às das oliveiras na forma e no tom, se bem que diferente no brilho




e continuo com outra planta, desta vez do género “emplumado”, talvez se possa dizer “fluffy” em inglês




Por vezes mesmo eu, que tenho apreciado tanto os prados dos Olivais, acho que a vida botânica selvagem está a ficar excessivamente exuberante nalgumas partes do bairro, como no exemplo que segue, de 8/Mai/2016



A seguir deve ter havido um percalço e usei inadvertidamente o modo“panorama”. Mas gostei da banda resultante, dos ramos de um arbusto cheio de botões de flores







e a seguir um enquadramento mais “normal” do mesmo arbusto com um tantos botões desabrochados


Este arbusto está numa zona protegida do sol nascente pela sombra de um prédio e as plantas parecem nessa pequena zona um pouco mais viçosas, como no dia 4/Mai/2016



Parece-me ser este o único sítio do meu passeio em que vejo estas florinhas cor-de-rosa de 4 pétalas. Como as florinhas ficaram pouco nítidas na foto, voltei a fotografá-las no dia 8/Mai/2016. Estava vento pelo que segurei a haste de uma flor com a mão, o que dá também uma ideia do tamanho da florinha em questão



a mesma foto com enquadramento reduzido



e agora ainda a mesma foto mas mostrando apenas a flor:




2 comentários:

sonia a. mascaro disse...

Que belo passeio pelo bairro dos Olivais!
Delicadas e lindas as flores e suas fotos também!
Um ótimo domingo.

jj.amarante disse...

Olá Sonia, para se apreciar estes prados é preciso muito mais atenção do que para reparar nas suas árvores floridas espectaculares, vou colocar duas fotos suas no post seguinte deste blogue.