2016-06-02

Vêem-se poucas papoilas nos prados dos Olivais (2)


Intrigado com a quase completa ausência de papoilas nos prados dos Olivais fui à Wikipédia ver se encontrava alguma explicação.

Aprendi no sítio em inglês que o ciclo de vida das papoilas era semelhante ao dos cereais pelo que se costumavam desenvolver em abundância e ao mesmo tempo que os cereais nos campos de cultura.

A introdução dos herbicidas, que me surpreendeu ser tão recente como os anos 40 do século XX conforme referido na versão inglesa ou um pouco antes conforme referido na versão francesa um pouco diferente, bem como uma melhor separação das sementes, fez diminuir muito a presença das papoilas nos campos de cultura.

Aprendi também que a papoila foi adoptada como símbolo do “Remembrance day”, 11 de Novembro, para comemorar o fim da 1ª guerra mundial, sobretudo nos países da Commonwealth, como por exemplo na Nova Zelândia, onde usam a flor estilizada que mostro aqui ao lado.

E que foi adoptada porque nos campos da Flandres ela despontava rapidamente sobre as campas dos soldados recentemente enterrados e também nos campos de batalha após os bombardeamentos, dado que aumenta muito a probabilidade das sementes germinarem em terra que seja remexida. A semente mantém-se com capacidade de germinar durante cerca de 80 anos, o que também será adequado para associar a uma recordação mesmo que distante no tempo. 

Nos Olivais os prados são canteiros que em países mais chuvosos teriam quase só relva e frequentemente cortada. Aqui deixam as plantas chamadas “daninhas”, por quem cultiva plantas para a nossa alimentação, crescer mais à vontade cortando-as de vez em quando. Não me lembro de ver gente a remexer a terra dos canteiros o que talvez diminua a probabilidade de germinação.

No outro dia reparei contudo que no separador central da rua Cidade de Luanda havia imensas papoilas como se constata nas fotos





Talvez tenham revolvido este pequeno canteiro...

Tive dificuldade em encontrar na internet estatísticas em sítios escritos em português sobre mortes causadas pela primeira Grande Guerra.

Em inglês cheguei rapidamente a este artigo da wikipédia intitulado “World War I casualties”.

Neste quadro com o Reino Unido e Portugal



que retirei do artigo da Wikipédia vê-se que, além dos soldados portugueses que morreram nessa guerra, as condições de vida (e de morte) da população de Portugal em geral foram grandemente afectadas, proporcionalmente muito mais, do que as condições da população que vivia no Reino Unido.

Sem comentários: