2017-10-04

O tiroteio em Las Vegas


É sabido que a National Rifle Association defende que se toda a gente andasse armada não existiriam os massacres que ocorrem de vez em quando nos Estados Unidos da América, quer nas escolas quer quando os atiradores usam um palco para atirar contra a plateia.

Este argumento tem alguma lógica embora tenha como efeito colateral que considero indesejável obrigar toda a gente a andar com armas, objectos pesados incómodos para transportar no quotidiano e cuja omnipresença aumentaria o número de acidentes bem como o número de discussões que escalariam numa troca de tiros.

O recente incidente em Las Vegas em que um homem alvejou a partir da janela no 32º andar de um hotel, uma multidão que assistia a um concerto ao ar livre, em que morreram mais de 50 pessoas e centenas ficaram feridas, mostrou que nalguns tipos de incidentes de nada adiantaria que a multidão estivesse armada dado que estavam a ser alvejados a partir de uma distância considerável com armas de repetição automática de cadência elevada, na ordem dos 10 tiros por segundo. Nesta situação, antes do atirador ser sequer localizado, centenas de projécteis já teriam atingido a multidão.

Mostro uma infografia que vi na BBC sobre este tiroteio


Bem sei que a NRA continuará a aconselhar que todos os americanos andem sempre armados.

Mesmo assim tenho dificuldade em perceber porque é que num país onde a liberdade de andar com armas é tão importante se obriga nos voos domésticos os cidadãos americanos a viajar desarmados.

Não seria mais consistente que também nos aviões pudesse toda a gente andar com a sua espingarda de repetição? Ou pelo menos com um revólver?


Sem comentários: