2017-12-09

Kindred Spirits, Irlandeses e Tribo Choctaw


Li neste artigo da BBC de Jun/2017 “Sculpture marks Choctaw generosity to Irish famine victims” o significado deste monumento feito pelo artista Alex Pentek, construído em Midleton, Cork council, Irlanda, fotografado por Andrew Foley,



intitulado Kindred Spirits, um termo da língua inglesa para designar um par de pessoas (neste caso um par de povos) que formaram uma ligação especial pela partilha de uma experiência traumática que os juntou.

Em 1847 a tribo Choctaw vivendo nos EUA enviou uma  contribuição monetária para aliviar o sofrimento dos irlandeses dizimados pela fome, provocada por sucessivas colheitas falhadas de batata, principal alimento dos irlandeses pobres, que matou 1 milhão de pessoas e levou 2 milhões a emigrar, grande parte  para os EUA.

A tribo tinha sido obrigada pelas autoridades americanas há cerca de 16 anos a abandonar as suas terras, tendo que o fazer a pé numa viagem de mais de 1600km onde boa percentagem morreu. A tribo Choctaw sentiu empatia pelas provações por que estavam a passar os irlandeses e quis ajudá-los.

Segundo ainda o artigo da BBC, “O governo britânico, que na altura governava toda a ilha, não forneceu ajuda, em parte devido à doutrina económica de laissez-faire e em parte devido à crença que a fome tinha sido enviada por Deus para melhorar a Irlanda, segundo Charles Trevelyan; o administrador britânico encarregado da ajuda”.

Este episódio é frequentemente referido nas escolas irlandesas mas não existia ainda um monumento a comemorar esse gesto de solidariedade.

Outras fomes catastróficas foram estudadas por Amartya Sen no livro “Poverty and Famines, An Essay on Entitlement and Deprivation” que eu referi aqui de onde extraí este parágrafo:
«
Uma das teses interessantes de Amartya Sen é que nas democracias não se morre à fome porque os governantes têm pressões fortes para não deixar morrer os seus eleitores. Que isto sirva de consolação às pessoas que se sentem um bocado cansadas dos defeitos dos regimes democráticos.
»

Deixo ainda outra foto do mesmo monumento, fotografado por Brian McAleer




Sem comentários: