2017-12-30

Plantas em Lisboa



A imagem  de cima foi tirada no Parque das Nações, no jardim Garcia da Orta em 7/Mai/2017. Lembrei-me de a colocar aqui para mostrar a exuberância destas plantas que associamos à s regiões tropicais.


No programa "Grande Entrevista" da RTP o António Mega Ferreira contou que quando Santiago Calatrava veio a Lisboa apresentar o esboço preliminar para a Estação do Oriente passou antes uma ou duas semanas em Lisboa para sentir o ambiente da cidade como preparação para o projecto.

Na apresentação que fez depois à administração da Expo98 mostrou dezenas de imagens com as árvores de Lisboa, concluindo que agora lhe parecia inevitável que a Estação devia ser constituida por uma floresta de árvores estilizadas, como acabou por acontecer.

Os assistentes ficaram algo surpreendidos pois é lugar comum dizer que faltam espaços verdes em Lisboa constatando que afinal sempre existem e ficaram rendidos ao projecto.

Lembro-me duma escritora portuguesa uma vez ter dito que em Lisboa só existiam pedras, seria um momento de pior disposição ou a deformação profissional de alguém que precisa de chamar a atenção dos leitores usando hipérboles.

Aqui ao lado mostro uma pequena inflorescência que fotografei nos Olivais Sul em 4/Jun/2017, não sei o nome desta planta. Ao procurar no Google Images já obtive imagens de inflorescências visualmente parecidas a esta mas ainda diferentes.

A árvore em flor que segue é uma foto de 25/Jun/2017 tirada na Rua Cidade de Benguela, no tempo quente uma pessoa acaba por sair mais de casa e fotografar as plantas


E finalizo com uma imagem do Campo Pequeno, em 28/Set/2017, já no início do Outono mas ainda muito Verão



Sem comentários: