2017-12-23

Trabalhar muito menos



Os leitores regulares deste blogue sabem que considero que os horários de trabalho em Portugal são excessivos e que é um erro tremendo tentar aumentar a produtividade aumentando o número de horas que se trabalha. Como já disse noutra ocasião, aumentar o numero de horas de trabalho por semana é o caminho para o beco sem saída pois uma semana tem 168 horas (como diriam os ingleses “tem 168 horas, tem 168 horas”). Pode-se e deve-se ter flexibilidade para enfrentar picos de trabalho mas a produtividade deve ser aumentada aumentando a eficácia com que se realizam as tarefas.

Existem muitas formas de aumentar a eficácia, uma forma simples é aumentando o investimento, um trabalhador com melhores ferramentas de trabalho e com formação adequada à tarefa que desempenha terá maior produtividade. É sobretudo por este motivo que os trabalhadores de países com maior produtividade são mais produtivos

Outra forma é inovar a forma como se trabalha e para esse fim é necessário ter algum tempo disponível para pensar em formas de melhorar a execução das tarefas que se desempenha ou descobrir novas aplicações mais proveitosas para as capacidades que se foram adquirindo nas tarefas actuais.

Recentemente li um artigo da BBC intitulado “The compelling case for working a lot less” e fiquei satisfeito de esta ideia ir fazendo o seu caminho, se bem que muito mais devagar do que deveria.

Termino com esta imagem, tirada em 26/Dezembro/2014, num momento em que me dedicava a contemplar o crepúsculo evoluindo suavemente à Beira-Tejo, ao pé da ponte Vasco da Gama.




Sem comentários: