2018-03-24

Imagem de tribunal chinês


Tirei esta foto na casa duma pessoa amiga (estava por  trás dum vidro e ficou com alguns reflexos)


e interroguei-me se seria uma cena dalgum tribunal. Entretanto fiquei a pensar porque é  que pensei que a cena poderia ser dum tribunal.

Será por ter um homem acima de todos os outros? Depois existem dois homens talvez de joelhos face ao que está em cima e 8 homens em pé olhando para os que estão de joelhos.

A simetria perfeita quanto à disposição dos chapéus dos homens em pé faz pensar que são membros de uma instituição, ajudantes da  figura central.

Andei à procura de imagem semelhante directamente através do Google images sem sucesso imediato, apenas conseguiu caracterizar a imagem que mostrei como uma pintura (painting).

Prossegui a busca e encontrei as imagens "Tribunal_China_1 a _3 que dão a ideia que a "presunção de inocência" deve ser uma aquisição relativamente recente, quer no Ocidente quer na China, pois parece que os réus já só pedem clemência, a absolvição parece bastante afastada.


Tribunal_China_1, imagem encontrada aqui


Tribunal_China_2, imagem encontrada aqui

Tribunal_China_3

Estas imagens são perspectivas provavelmente ocidentais dos tribunais chineses de outras épocas e não sendo certificadas como boas representações do que se passava parecem-me contudo certificar que a primeira imagem que mostrei neste post se trata efectivamente dum tribunal chinês.

Entretanto continuei a busca na internet e vi umas figuras com um estilo parecido (donde concluo que a datação por estilo tem a sua razão de existir embora minorando a tão citada criatividade artística que nem sempre será tão criativa assim) que chamavam Pith Paper Paintings e que podem ser vistas aqui.

Estas "Pith paintings" são da dinastia Qing (Manchu) li que as obras antigas deste tipo são mais frequentemente datadas da segunda metade do século XIX. Neste artigo contudo referem 1830-1840 como o período mais activo da produção destas pinturas.

Depois vi uma cena que me fez dizer "Eureka!" (não literalmente porque o meu grego clássico não dá para tanto) ao descobrir a imagem,

 Tribunal_China_4


pintura interessantíssima pois representa o mesmo tema da primeira figura deste post mas com pequenas variantes. Continua a parecer um tribunal, um pouco mais austero. Existem 4 figuras na direita e na esquerda e em ambas as imagens os chapéus usados gozam de simetria, devem ser os "braços esquerdo e direito" do juiz.


Mostro também snapshot do ebay (Antique chinese painting on rice paper pith paper finely detailed figures 3/7 | eBay ) onde a Tribunal_China_4 está à venda por 575£ mais uns portes.



Para finalizar refiro um artigo dos Kew Gardens onde dizem como conservar estas pinturas



 
sobre um suporte muito delicado: "Instead of being made from plant fibres matted together, as with traditional paper, the soft white support is a thin slice of the stem of the Tetrapanax papyrifer plant."

E da Royal Horticultural Society informação e uma foto da Tetrapanax papyrifer:







Sem comentários: