2018-04-08

As imagens do embaixador



Sou um leitor sistemático do blogue “Duas ou três coisas” do embaixador Francisco Seixas da Costa, pessoa muito bem informada e sensata e que manifesta as suas opiniões de forma diplomática se bem que firme e com a necessária clareza.

De uma forma geral os textos são a “pièce de resistance” mas as imagens que os acompanham, os “acompanhamentos” têm também uma enorme qualidade. No seu papel de acompanhantes as imagens não podem aqui assumir o papel principal e, provavelmente por isso, a sua dimensão é menor do que noutros blogues em que elas são o actor principal mas não me canso de apreciar o “ambiente” que elas transportam ou evocam.

Há bastante tempo (já lá vão 6 anos!) guardei a imagem deste post em que se descrevia uma conversa entre dois funcionários séniores do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Achei que essa imagem, que reproduzo aqui ao lado, ilustrava de uma forma perfeita um ambiente onde a conversa poderia ter ocorrido.

Tentei descobrir  porque achava a imagem tão adequada e anotei o tecido monocromático de tom quente com riscas dadas por duas texturas, uma baça outra acetinada, o estofo acetinado de riscas verticais a duas cores das costas da cadeira de madeira decorada com uns elementos metálicos dourados, a moldura barroca de talha dourada do espelho do tempo em que os espelhos eram objectos caros, tudo isto compunha o que se poderia chamar o “charme discreto da diplomacia”.

Gostei também muito do enquadramento dando a ver os elementos que referi, os necessários e suficientes para evocar o ambiente.



Muito mais recentemente (27Mar/2018) a propósito do incidente do envenenamento em solo britânico dum ex-espião russo e sua filha, o embaixador seleccionou esta magnífica imagem da igreja de S.Basílio em Moscovo num post intitulado “Diplomatas & Russos”.



Gostei muito do céu vermelho da imagem, lembrou-me os tempos em que se dizia que "O vento é de Leste e o horizonte é vermelho!".

Mas ainda achei mais graça ao nome do ficheiro deste elemento importante da Praça Vermelha em Moscovo pois chamaram-lhe “Red Square.jpg”, o nome em inglês da Praça referida mas também da forma da fotografia que é praticamente quadrada e de tons avermelhados:


Sem comentários: